Processos Avaliativos

A avaliação como processo de aprendizagem

A avaliação é parte da aprendizagem, e não apenas o fim de um percurso. Temos como foco a formação integral do indivíduo. Para isso, temos um novo currículo baseado em competências.
O sistema de avaliação hoje é integrado a esse modelo, sendo mais uma ferramenta que contribui para o aprendizado do aluno.

Leonora

“A avaliação formativa e processual nos desafia às novas práticas que possibilitem o desenvolvimento da metacognição, que é o conhecimento que as pessoas têm sobre seus próprios processos cognitivos e a habilidade de controlar esses processos, monitorando, organizando e modificando-os para realizar objetivos concretos”.

Professora Leonora Quintas
Júlio

"O processo avaliativo, devidamente integrado a uma matriz por competências, permite ao professor não mais julgar a aptidão de seus alunos meramente por uma quantificação de acertos e erros. Ele vai além, servindo como um instrumento capaz de restituir ao professor o seu verdadeiro papel de educador e aos alunos, a liberdade de atuar e contribuir efetivamente como agentes de transformação em uma sociedade que é inerentemente mutável."

Professor Júlio Balarini